sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Ariza Makukula: O TARZAN!!!




Em vésperas de mais um encontro entre as selecções de PORTUGAL e dessa super-potência futebolística que é a ARMÉNIA, veio-me à memória, uma frase proferida pelo então treinador do NANTES FC - Angél Marcos - aquando da contratação pelo referido clube do congolês ARIZA MAKUKULA em Maio de 2003: "Mais je n’ai jamais demandé un Tarzan pour jouer devant !"


Traduzindo, dá mais ou menos isto: "Mas eu nunca pedi um TARZAN para jogar no ataque!"... E sinceramente, até concordo com o homenzinho. MAKUKULA é o estereótipo do ponta-de-lança que não 'toca violino', mas que só sabe 'tocar bombo'... E mal! Mas enfim, sempre vai marcando uns golitos - bem mais que o Nuno Gomes e o Postiga juntos - o que faz dele uma peça com algum relevo na selecção nacional do CONGO... Perdão, de PORTUGAL!! Mas o tipo é congolês, não?! Ah, ok, como é africano não há problema... Se fosse brasileiro é que já 'caía o Carmo e a Trindade'... E então se fosse um brasileiro que tivesse brilhado no FCP é que era! Coitados do DECO e do PEPE... Mas MAKUKULA, tal como EUSÉBIO - moçambicano de gema - não tem esse problema. É português desde pequenino. Até o seu website - http://www.makukula9.com/ - está escrito em português de Espanha, vulgo CASTELHANO!!! Mal se abre o website pode ler-se uma expressão tipicamente portuguesa: buenos dias.


Eu também tenho uma costela eminentemente estrangeira... Sou da nação do PORTO e, como tal, a minha selecção é o Futebol Clube do Porto!!!! O resto é secundário...


O PEIXE-OVELHA

1 comentário:

Jay disse...

Ouvi dizer que ia buscar o Fernando Aguiar (antigo tractor do benfica) para fazer dupla com o Makukula. Aquilo é que era um "muro" em campo, no verdadeiro sentido da palavra.